sábado, 18 de fevereiro de 2012

AL DO PARÁ INSTITUI 12 DE FEVEREIRO COMO O DIA ESTADUAL DO COMBATE À VIOLÊNCIA NO CAMPO


Sai à notícia no Diário do Pará: Quinta-feira, 16/02/2012, 02h35

AL institui o dia de combate à violência


Por unanimidade, os deputados estaduais instituíram a data de 12 de fevereiro como o Dia Estadual do Combate à Violência no Campo, proposta pelo líder do PT na Assembleia Legislativa, Zé Maria Souza. A data é emblemática contra a violência porque neste dia foi assassinada a missionária Dorothy Stang, em Anapu.
A religiosa lutava pela destinação de áreas públicas de floresta para agricultores familiares da região, para serem utilizadas em projetos de assentamento extrativista. Mas a área rica em espécies vegetais é muito disputada por madeireiros que, através de grilagem, pretendiam se apossar do local e expulsar os agricultores.
A morte da missionária é um marco na história da luta pelo modelo de exploração sustentável da floresta, como explicou o líder petista. O projeto de lei autoriza o Estado a realizar campanhas de combate a mortes envolvendo questões agrárias e que promovam a paz no campo.
O deputado se referiu ao relatório da Comissão Pastoral da Terra (CPT), que aponta o Pará como o lugar onde mais ocorrem assassinatos de trabalhadores rurais. Em 2010 foram 25 mortes e 71 denúncias de tortura, crimes motivados por conflitos agrários. (Diário do Pará)

Em: http://diariodopara.diarioonline.com.br/N-151095-AL+INSTITUI+O+DIA+DE+COMBATE+A+VIOLENCIA.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog