quarta-feira, 11 de maio de 2011

Paraná fortalece laços de solidariedade com Cuba

Eu estava lá em 06/05/2011 para presenciar a Convenção e exposição de Fotos e também o lançamento do Livro Cuba: Apesar do Bloqueio, do jornalista e escritor, e agora também meu amigo, Mario Augusto Jakobskind da ABI.

O local encontro foi realizado no Auditório do Setor de Educação da UFPR (anf. 100), Ed. D. Pedro II, Rua General Carneiro, 460 – 1º andar, entre às 19:00 e 21:00 horas aproximadamente.

A notícia foi publicada no site da Associação José Martí do Paraná - www.josemartipr.com

A Associação Cultural José Martí do Paraná, em conjunto com o CEBRAPAZ, realizaram no dia 6 de maio, na cidade de Curitiba, a Convenção de Solidariedade a Cuba, com a presença do vice chefe da embaixada de Cuba no Brasil Alexis Bandrich Vega e do cônsul-geral de Cuba no Brasil Lázaro Mendes Cabrera, com o objetivo de fortalecer as ações de solidariedade a Cuba no Paraná, congregando ativistas e entidades comprometidos com a causa cubana e socialista.

Na ocasião foi lançado o livro "Cuba, apesar do bloqueio" do jornalista Mario Augusto Jacobskind, que foi um dos palestrantes do evento. Também durante evento foi realizada mostra de fotografias feitas pelas pessoas que visitaram Cuba nas Viagens Culturais.

Leia a matéria na integra em: http://www.josemartipr.com/index2.htm

Matérias complementares

Matéria publicada originalmente na jornal Gazeta do Povo e republicada na Associação Cultural José Marti...

O contexto de mudanças em Cuba é favorável para que o Brasil se torne o principal parceiro do país na América Latina, superando a Venezuela. “Esse momento é uma oportunidade para o Brasil. Estamos ampliando o setor não estatal, as micro e pequenas em­­presas, e os brasileiros podem nos assessorar nisso”, declarou o vice-chefe da Embaixada de Cuba no Brasil, Alexis Bandrich Vega, que visitou Curitiba ontem para participar da Convenção de Solida­­riedade a Cuba, promovida pela Associação Cultural José Martí – Paraná.

Leia a matéria na integra em: http://www.josemartipr.com/index2.htm

Mudanças no regime de propriedade em Cuba

Havana, Cuba, 10/5/2011 – O Partido Comunista de Cuba (PCC) divulgou ontem seu programa de desenvolvimento econômico e social para os próximos cinco anos, com reformas no sistema de propriedade de moradias e automóveis, e a possível abertura ao turismo internacional para os habitantes da ilha, entre outras novidades. “No final, a burocracia vai acabar”, disse à IPS um homem de meia idade após comprar seu exemplar das “Diretrizes da Política Econômica e Social”, aprovadas no sexto congresso do PCC realizado em abril. “Vim bem cedo e consegui, porque os 300 exemplares colocados à venda voaram”, acrescentou.

Leia a matéria na integra em: http://envolverde.com.br/ips/inter-press-service-reportagens/mudancas-no-regime-de-propriedade-em-cuba-2/

MOÇÃO DE SOLIDARIEDADE

Carta de Curitiba

A Convenção de Solidariedade a Cuba que tem por objetivo estreitar os laços de amizade entre os paranaenses e os cubanos, defender a soberania dos países e estimular as relações comerciais e os convênios técnico-científicos, esportivos e culturais vem manifestar-se a público defendendo:

Leia a matéria na integra em: http://crabastos.blogspot.com/2011/05/mocao-de-solidariedade.html

O que atrasa Cuba não é o Comunismo, mas o embargo.

Publicado em 18/04/2011 por sinesiopontes

Cuba comemora 50 anos da Vitória na Batalla de Girón, um plano norte-americano para invasão de Forças anti-Castro pela Baía dos Porcos, tropas estas formadas por cubanos treinados, armados e financiados pela CIA (Serviço secreto americano). Além disso, completa-se também 50 anos da proclamação do Caráter Socialista da Revolução Cubana de 1959 liderada por Fidel Castro e Che Guevara.

As teorias marxista-leninistas foram base para a implantação do novo regime cubano, e o apoio da extinta União Soviética era fundamental para a condução desse processo de renovação. Mas o embargo econômico imposto pelos EUA em 1962, juntamente com a extinção da União Soviética em 1991 sufocaram os planos de crescimento desta Nação.

Leiam a matéria na integra em: http://sinesiopontes.wordpress.com/2011/04/18/o-que-atrasa-cuba-nao-e-o-comunismo-mas-o-embargo/

Leia também:

Os debates do Congresso – Granma

Cerco midiático a Cuba é tema de debate – Carta Maior

Cuba debate reforma econômica sem precedentes – IG

Raúl Castro encabeça desfile militar pelos 50 anos de socialismo em Cuba – AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog