terça-feira, 29 de março de 2011

29 DE MARÇO 318 ANOS DE EXCLUSÃO SOCIAL – DIA DE LUTA!

29 DE MARÇO 318 ANOS DE EXCLUSÃO SOCIAL – DIA DE LUTA!

Carta Maior - Internacional -
4 de abril, Dia Nacional da Ação nos Estados Unidos!

Pela manhã funcionários lavam a rampa da Prefeitura Municipal de Curitiba.
A tarde funcionários oferecem bolo ao Prefeito e permanecem em frente a rampa da PMC.

Esta é uma forma digamos diferente de fazer um comentário sobre a política neoliberal que a Prefeitura de Curitiba vem tomando, não só com os Servidores Públicos Municipais mais também com a população em geral. Um governo (desgoverno) que possui uma visão privatista e terceirizante herdados dos tempos do não saudoso Presidente FHC.
Faço uma apresentação comparando políticas privatistas dos EUA, fonte Carta Maior, com opiniões de CRABASTOS e alguns parágrafos tirados do sítio do SISMUC (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba), do SISMMAC (Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba) e um parágrafo tirado do Brasil de Fato.

Carta Maior: A Associação Nacional da Educação está convocando um dia nacional de ação nos Estados Unidos, para 4 de abril, contra as políticas privatizantes de governos estaduais e locais conservadores que estão retirando direitos de professores, bombeiros e outras categorias de servidores públicos. Os professores e os funcionários públicos foram escolhidos como alvos preferenciais, porque são os grupos menos organizados de toda a vasta oposição à agenda das grandes corporações e da imprensa-empresa. Foram selecionados como alvos preferenciais porque ainda guardam os últimos vestígios de uma América conscientizada e politizada.
Fonte Carta Maior:
http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=17605

Brasil de Fato: A revolta começou quando o governador Scott Walker, do Partido Republicano, anunciou, no começo de fevereiro, o plano de aprovar uma lei que proíbe negociações coletivas para funcionários públicos do estado, dos condados e dos municípios, aumenta os descontos sobre seus salários para custeio de plano de saúde e aposentadoria, além de possibilitar que o governo demita grevistas declarando “estado de emergência”. Apesar da onda de manifestações, os republicanos mantiveram-se firmes no intento de aprovar a lei no Senado estadual.
Fonte Brasil de Fato: http://www.brasildefato.com.br/node/5982

CRABASTOS: Parece que o nosso querido Prefeito Luciano Ducci, que comemora os 318 anos de exclusão social, tem a mesma política privatizante, e também está tentando retirar direitos de professores, guardas e outras categorias de servidores públicos municipais.

Em Curitiba tirado do SISMUC: Participaram da atividade organizada pelo Sismuc e Sismmac cerca de 200 pessoas. Na opinião da diretora do Sismuc Ana Paula Cozzolino, o ato “mostrou que a categoria não está satisfeita com a forma como vem sendo tratada pelo prefeito”. Ainda, segundo ela, “o investimento no servidor reflete na melhoria do trabalho prestado à comunidade e na melhoria da qualidade de vida do servidor”. Fonte Sismuc: http://www.sismuc.org.br/noticias.asp?ID=1523

Carta Maior: Michigan? Ohio? Indiana? Ante os inaceitáveis ataques do governador Republicano Scott Walker contra os trabalhadores do setor público em Wisconsin, muitos norte-americanos perguntam-se qual será o próximo estado dos EUA a ser atacado. Mas, se se examinam esses ataques por governos locais ultraconservadores, como batalhas separadas, corre-se o risco de não ver o todo.

CRABASTOS: Aqui Prefeito não negocia e nem recebe representantes do sindicato.

Nos EUA tirado de Carta Maior: A estratégia dos governadores conservadores é atribuir toda a responsabilidade pelos complexos problemas econômicos em que os EUA estão mergulhados a três bodes expiatórios: aos professores, aos imigrantes ou aos funcionários públicos.

CRABASTOS: Só falta a Prefeitura de Curitiba atribuir aos problemas que vem enfrentando o SUS, ao endividamento sem fim da "linha verde", a falta de segurança pública entre tantos outros - aos servidores e funcionários públicos municipais!

SISMMAC: A manifestação dos servidores contou também com o corte e distribuição de um bolo com a marca da Campanha de Lutas, em homenagem aos 318 anos de Curitiba, comemorados neste dia 29. Um pedaço do bolo foi levado ao gabinete do prefeito para ser entregue a Ducci, para simbolicamente lembrar o bolo que ele deu nos servidores.
Diante da postura de intransigência do prefeito, professores e os demais servidores municipais vão dar continuidade à mobilização. Se o diálogo não evoluir, podem parar as atividades no serviço público municipal.
No final da tarde a comissão de mobilização reuniu-se na sede do Sismmac para avaliar a situação e propor novas atividades, que serão levadas à categoria.
Fonte SISMAC: http://www.sismmac.org.br/noticias.asp?id=1149&id_cat=1
Carta Maior: A mesma tática ‘dos bodes expiatórios’ aparece e reaparece sempre, por uma razão: garante aos políticos e à imprensa-empresa uma saída fácil. Em vez de ter de enfrentar a substância real de suas respectivas agendas, os políticos conservadores e a imprensa-empresa podem contar história simples, sempre com vilão simples – e o vilão nunca é nem os políticos conservadores, nem a imprensa-empresa nem suas respectivas agendas.

CRABASTOS: Só para exemplificar que esta política neoliberal e conservadora tanto aqui como lá partem sempre da mesma premissa. Pior aqui em que nosso querido Prefeito pertence ao Partido Socialista Brasileiro, ou seja, um neoliberal travestido de progressista!!! Pode? Infelizmente aqui pode onde os Políticos eleitos muitas vezes jogam os Estatutos e a Carta de Princípios de seu Partido no Lixo... E tenho dito!!!

SISMMAC: Fiquemos todos/as atentos/as e participemos! Vamos defender nossos direitos!


Abraços e Saudações Vermelhas!
Amigos Companheiros e Camaradas!!!
CRABASTOS @

2 comentários:

  1. É camarada, "ligando os motores" os sindicatos mostram que "aparentemente" estão dispostos a fazer um "enfrentamento" e não um "embelezamento" na cidade.

    Memo assim tem alguns(mas) que na "H" correm para sair na foto com o Obama.

    Saudações,

    Professor Kico

    ResponderExcluir
  2. É sonho de politicos vagabundo s terceirizar tudo por que eles é que não querem trabalhar e não o servidor público.

    ResponderExcluir