sábado, 22 de janeiro de 2011

22 DE JANEIRO 2011 89 ANOS DE LEONEL BRIZOLA

LEONEL DE MOURA BRIZOLA

Em 22 de Janeiro de 1922, nasce no vilarejo de Cruzinha, hoje interior de Carazinho, então pertencente ao município de Passo Fundo, Rio Grande do Sul, um dos políticos mais controversos da história deste país Leonel de Moura Brizola e se ainda estivesse vivo completaria, nesta data 89 anos.

Filho de camponeses migrados de Sorocaba. Batizado como Itagiba de Moura Brizola, cedo adotou o nome de um líder maragato da Revolução de 1923, Leonel Rocha. Casou com Neusa Goulart, irmã do ex-presidente João Goulart, com ela teve 3 filhos: Neusa, José Vicente e Otávio. Por isto exerceu uma considerável influência política durante o mandato de seu cunhado.

Ingressou na política partidária no antigo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), tendo assumido sua primeira candidatura a cargo eletivo por recomendação pessoal de Getúlio Vargas – seu padrinho de casamento. Neste período entre as décadas de 50 e 60 o PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), não era voltado para as elites tradicionais mas para o mundo do trabalho, adotando uma linha sindicalista preocupada com as reformas estruturais e a questão agrária.

Foi prefeito de Porto Alegre, deputado estadual e governador do Rio Grande do Sul, deputado federal pelo Rio Grande do Sul e pelo extinto estado da Guanabara, e duas vezes governador do Rio de Janeiro, sendo o o único político eleito pelo povo que governou dois estados diferentes. Exerceu também a presidência de honra da Internacional Socialista. Por duas vezes foi candidato a presidente do Brasil pelo PDT, partido que fundou em 1980, não conseguindo se eleger.

Sua influência política no Brasil durou aproximadamente cinquenta anos, inclusive enquanto exilado pelo Golpe de 1964, contra o qual foi um dos líderes da resistência.

Morreu aos 82 anos de idade, no estado Rio de Janeiro no dia 21 de junho de 2004 vitimado por problemas cardíacos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário